terça-feira, 18/06/2019
Início » Editorias » Negócios » Prefeitos sergipanos participam do Prêmio Sebrae em Brasília
Duplichaves
A entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor ocorreu em Brasília

Prefeitos sergipanos participam do Prêmio Sebrae em Brasília

Publicado em 6 de junho de 2019, 12:33

A etapa nacional do  Prêmio  Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na noite da quarta-feira, em Brasília, teve a participação de sete prefeitos de cidades sergipanas: Itabaianinha, Campo do Brito, Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Cristinápolis, Amparo de São Francisco e Tobias Barreto. Eles foram escolhidos por terem vencido a etapa estadual da disputa.

O Prêmio busca reconhecer as prefeituras que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos seus municípios.

Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores, entre eles os sete sergipanos.

A disputa é dividida em oito categorias: políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios; cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico; compras governamentais de pequenos negócios; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; empreendedorismo nas escolas; desburocratização e implementação da Redesimples; inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual (MEI).

Para definir os finalistas, uma comissão formada por colaboradores do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.

Projetos sergipanos

Em Campo do Brito, o projeto finalista teve como foco o estímulo aos produtores rurais. Em Itabaianinha, o destaque foi para a elaboração de projetos de lei que contribuem para desenvolvimento dos pequenos negócios.  Já em Umbaúba o reconhecimento veio por conta do projeto de inovação e sustentabilidade promovido junto aos produtores rurais.

Na cidade de Nossa Senhora das Dores o destaque foi para o projeto de compras governamentais, enquanto que em Amparo do São Francisco foram valorizadas as políticas de cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico.

Em Tobias Barreto, por sua vez, o destaque ficou para as ações de desburocratização e implementação da Rede Simples. Já em Cristinápolis foi valorizado o trabalho de inclusão produtiva e apoio ao MEI.

Vencedores nacionais

Antes do anúncio dos vencedores foi realizada uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha, Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberam uma placa comemorativa.

Na categoria Políticas Públicas foram registrados cinco vencedores: Chapadão do Sul (MS), Uiraúna (PB), Monte Negro (RO), Ponta Grossa (PR) e Anchieta (ES). Já na categoria Cooperação Intermunicipal o destaque foi para o trabalho promovido pela prefeitura de Novo Hamburgo (RS).

Na categoria Compras Governamentais o grande vencedor foi o município de São José de Ribamar (MT). Barreirinhas (BA) conquistou a categoria ‘Inovação e Sustentabilidade, enquanto Fortaleza venceu a disputa na Desburocratização e Implantação da Redesimples.

A cidade de Carlópolis (PR) foi a campeã na disputa dos Pequenos Negócios no Campo. Volta Redonda (RJ), por sua vez, foi condecorada na categoria Inclusão Produtiva e apoio ao MEI. E a cidade de Marituba (PA) foi premiada pela disseminação do empreendedorismo nas escolas.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Leia Também

Câmara Municipal de Aracaju aprova comemoração do dia do maçom

O dia do Maçom será comemorado na Câmara  Municipal de Aracaju. O requerimento de autoria …