terça-feira, 18/12/2018
Início » Editorias » Negócios » “Nós vivemos em busca das melhores esquinas”
Duplichaves
Carlos Freitas, da Pague Menos: "tem mercado para todo mundo"

“Nós vivemos em busca das melhores esquinas”

Share Button

A política de expansão da  rede de farmácias Pague Menos no Nordeste é agressiva. E por aqui não é diferente porque, no entendimento da empresa, Sergipe está entre as prioridades da região. O gerente de operações da Pague Menos, Carlos Freitas, disse que a empresa “vive em busca das melhores esquinas”, e isso se confirma nas 33 lojas que a empresa em Sergipe, sendo 24 delas em Aracaju. A mais recente  loja foi inaugurada na semana passada e fica, justamente, na  esquina entre a avenida Barão de Maruim com  a rua Itabaiana, no bairro São José.

Nos últimos 18 meses, a empresa abriu 11 lojas em Sergipe, o que representa um crescimento de 35% da rede no Estado.  A recém inaugurada apresenta novo formato, layouts, mobiliário e nova forma de comunicação e iluminação com o propósito de melhorar ainda mais o momento da compra. As próximas quatro a serem inauguradas até o final do ano em Sergipe seguirão esse perfil.

De acordo com Carlos Freitas, a empresa chegou em Sergipe em 1999 e, além das lojas de Aracaju, tem  três filiais em Nossa Senhora do Socorro, duas em Itabaiana e uma loja nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória.  Em 23, das 33 unidades no Estado, a loja disponibiliza o Clinic Farma, uma sala dentro da loja para prestação de atenção individualizada aos clientes.

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, desde 2009. Mantém um crescimento médio anual de 18% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Contam hoje com 1.138 lojas, mais de 750 unidades do Clinic Farma e mais de 23 mil colaboradores que atuam em 356 municípios.

Essa semana, logo após a inauguração da loja na avenida Barão de Maruim, Carlos Freitas concedeu a seguinte entrevista ao Só Sergipe.

SÓ SERGIPE – Por que   a região Nordeste e Sergipe, mais especificamente,  é tão importante para vocês?

CARLOS FREITAS –   O Estado de Sergipe nos recebeu, em 1999, muito bem. E daí começamos a construir uma relação muito interessante com os sergipanos. É um mercado muito promissor, tem muitas empresas importantes,  e a Petrobras é uma delas, e sempre tivemos um bom relacionamento.

Inauguração da loja na avenida Barão de Maruim

SS – Aqui em Sergipe são 33 lojas, não é isso?

CF – Isso. Inauguramos a 33ª essa semana, na avenida Barão de Maruim, uma loja muito ampla, com o novo layout que a Pague Menos implanta, a partir de agora, nesse segundo semestre, com nova iluminação, com o Clinic Farma, um grande diferencial da Pague Menos que é o atendimento farmacêutico dentro da loja. Em Sergipe nós já temos  17  lojas com esse serviço e no Brasil são mais de 730.

SS – Por que o Clinic Farma é um diferencial?

CF – Porque ele  cuida da gestão do  consumo de medicamentos pelo cliente. Ele afere a pressão arterial, cuida da pressão corporal, então ele cuida do cliente dentro da loja. Esse é o nosso grande diferencial.

SS – Com essa nova loja recém-inaugurada em Aracaju, aumentou a geração de empregos. Quantos  empregos diretos a empresa gera aqui no Estado?

CF –  Nós temos 20 empregos diretos por loja. São pouco mais 700 empregos em Sergipe, contando com pessoal de escritório.

SS – Há planos de se abrir novas lojas em Sergipe?

CF – Brevemente teremos muitas outras novidades aí em Sergipe, para levar mais conforto e economia para os sergipanos.

SS – A empresa, com um número expressivo de lojas no Estado e com perspectiva de abrir outras, é um grande pagador de impostos no Estado.

CF – Sim com certeza. O grande legado que nós deixamos para o Estado   é arrecadação de impostos e geração de emprego.

SS-  Quais são seus principais concorrentes no ramo, atualmente?

CF – Vemos só concorrentes, não vemos um principal. Temos aqueles diretos e os que não são diretos, a exemplo dos supermercados. Mas  temos a Drogasil  que está com muita força na expansão  e isso é motivo para fazermos cada vez melhor.

SS – Também está chegando aqui a Extrafarma. Como vocês encaram seus concorrentes, essa disputa intensa pelo mercado sergipano e brasileiro no varejo farmacêutico?

CF –  Tem mercado para todo mundo. Agora,   vai sustentar, vai ficar com o mercado aquele que  tiver o melhor atendimento, entender mais o cliente, entregar aquilo que ele espera , ter a melhor proposta de compra , conforto  dentro da loja.  E nosso diferencial é que temos o nosso cartão de fidelidade, que é um programa de desconto personalizado, onde analisamos a história de compras de cada um deles e cria oferta personalizada para eles.  Temos o Cliente Ouro, com um histórico de compras, onde não entra a aquisição de medicamentos, a cada seis meses e ele tem muitos serviços,  isso é percebido pelas pessoas e faz  o diferencial. Nós temos milhares de clientes ouro em Sergipe.

SS –Parece-me  que a Pague Menos iria abrir uma nova loja na avenida Beira Mar, em frente ao Iate Clube de Aracaju, onde era a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc).  Haverá uma nova filial ali?

CF –  Nós tivemos negociação, mas não fechamos.

SS- Até o final do ano, quantas lojas Pague Menos haverá em Aracaju?

CF – Acredito que teremos mais umas quatro lojas até o final do ano.

SS – Quando os cientistas disseram sobre a possiblidade de vida em Marte, surgiu uma brincadeira nas redes sociais de que  Pague Menos e a Drogasil já tinham colocado lojas por lá. O senhor chegou a ver?

 CF –  E surgiu outra também. Quando o cidadão sai de casa e quando volta tem uma Pague Menos  no local.

SS –  Mas a empresa tem  uma política de expansão bastante forte.

CF –  Nós vivemos olhando as oportunidades.  E realmente, às vezes, existe o grande ponto que está  por trás de uma residência, de um local   e não tínhamos visto anteriormente. Agora, nós só procuramos as melhores esquinas, então a percepção de que estamos abrindo muitas lojas vem daí. Nós vivemos em busca das melhores esquinas.

SS-  Uma pergunta  agora no campo esportivo. A Pague Menos  fez  a primeira edição de uma corrida aqui em Aracaju. Teremos a segunda?

CF – Nós teremos no final do ano, a Caminhada contra Diabetes com o doutor José Sotero. A Corrida Pague Menos está na sua nona edição, aconteceu em mais de 17 cidades  e agora estamos no movimento de fazer em novas cidades e  fazer a segunda etapa em outras. Em breve, muito em breve, vai ter a segunda edição em Aracaju.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Detran faz leilão nesta terça, 18

Amanhã, 18, será realizado o 53º Leilão de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). …