terça-feira, 18/12/2018
Início » Editorias » Segurança Pública » Motoristas e cobradores param às 22 horas de hoje
Duplichaves
Imagens captadas pelo ônibus mostram o momento do assalto

Motoristas e cobradores param às 22 horas de hoje

Share Button

Logo mais, a partir das 22 horas desta quarta-feira, 13, os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Aracaju vão suspender as atividades, em protesto pela morte do cobrador da Viação Atalaia, David Jonatas Barbosa, 25 anos, que ocorreu na avenida Santa Gleide, no Conjunto Bugio, no final desta tarde.  O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra), Francisco de Assis, não descarta a possibilidade da paralisação se estender na quinta-feira, 14.  O comandante da Polícia Militar, Marconi Cabral, prendeu agora  há pouco, dois menores suspeitos de terem cometido o crime.

De acordo com Francisco de Assis, o Sintra vive a reivindicar mais segurança às autoridades. “O pior é que nós estamos batendo nessa tecla há tempos, mas sem solução”, disse, ao acrescentar que em 2014 foram 964 assaltos a ônibus, em 2015 subiu para 1.201 e esse ano, até terça-feira, 12, foram 1.122. “Não contabilizamos esse de hoje”, afirmou Francisco que estava no Instituto Médico Legal (IML) aguardando os familiares do cobrador para apoiá-los.  “Hoje o sindicato não dorme”, disse. O cobrador, que residia no Marcos Freire III, em Nossa Senhora do Socorro, deixa um filho de três anos. O velório será no Osaf.

Segundo a Polícia Militar, o cobrador David Jonatas teria reagido ao assalto, mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) distribuiu uma nota agora à noite dizendo que não houve nenhuma reação por parte do trabalhador.

O Setransp lamentou “com extremo pesar o inaceitável ato ocorrido na tarde desta quarta-feira, 13, quando um cobrador do sistema do transporte público, da empresa Atalaia Transportes, veio a óbito ao ser atingido por arma de fogo por um meliante após assaltar o ônibus da linha 080, no Conjunto Bugio”.

A nota do Setransp prossegue informando que “a polícia foi acionada e as imagens das câmeras internas do veículo foram encaminhadas pela empresa de ônibus para contribuir nas investigações do caso. A empresa Atalaia está dando assistência à família do colaborador vitimado. O Setransp diz que as empresas de ônibus estão preocupadas com a integridade dos seus funcionários e clientes, e espera que as medidas de segurança pública sejam emergências para que o serviço do transporte público esteja resguardado da violência”.

Já a SSP divulgou no final da tarde desta quarta-feira, 13, as imagens dos três homens suspeitos de matarem David Jonatas. “Os homens foram flagrados pelas câmeras do circuito interno de segurança do ônibus. O trio entrou no coletivo na altura da avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, zona oeste de Aracaju, anunciou assalto e já disparou um tiro fatal contra o trabalhador”, disse a nota.

Quem tiver informações sobre a localização dos infratores pode ligar para o Disque Denúncia 181 ou enviar informações pelo aplicativo Disque Denúncia SE, que pode ser baixado nas lojas virtuais de aparelhos celulares com sistema Android. O denunciante não precisa se identificar.

* Matéria atualizada às 21h22

Share Button
WWebsites

Leia Também

Ex-presidiário morre em confronto com a Polícia Civil

O ex-presidiário Paulo Henrique dos Santos, 30, morreu nesta terça-feira, em confronto com policiais civis …