segunda-feira, 23/09/2019
Início » Editorias » Negócios » Mosaic garantiu que lençol freático é seguro
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Mina de potássio da Mosaic em Rosário do Catete

Mosaic garantiu que lençol freático é seguro

Compartilhe:

A Mosaic Fertilizantes garantiu, hoje, 26, que o lençol freático existente na mina Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete,  “foi contido, de forma segura, pela criação de uma parede de proteção e revestimento de rochas”.  O comunicado da Mosaic é em virtude de um ofício do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Prospecção, Pesquisa, Extração e Beneficiamento de Minérios nos Estado de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (Sindimina) enviado à empresa, buscando informações sobre o lençol freático. A preocupação do sindicato é por conta da tragédia em Brumadinho, que completou um mês.

De acordo com a Mosaic, “transpassar o lençol freático  é uma ação comum a todas as minas de potássio no mundo, não sendo uma situação inesperada ou específica da mina de Taquari-Vassouras”.

No dia 14 de fevereiro, o Sindimina protocolou o ofício, não só à Mosaic, mas também a órgãos estaduais e federais para que acompanhem a preocupação do sindicato, já que a contenção do lençol freático foi entre o final da década de 70 e início de 80. E desde então ele não têm nenhuma informação sobre a validade desta contenção.

Diante do alerta do Sindimina  sobre a umidade detectada nas paredes, a Mosaic esclarece que  “decorre principalmente do sistema de refrigeração e que os possíveis riscos referentes a esse sistema estão identificados e controlados”.

A Mosaic diz, ainda, que  “monitora constantemente a condição de segurança dos poços, reforçando seu compromisso com o bem-estar dos funcionários, transparência e conformidade das normas”.

A empresa assegura que vai responder, por meio de um ofício, aos questionamentos do Sindimina.

Leia também:

Lençol freático na mina da Mosaic preocupa Sindimina

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

Aracaju recebe segunda etapa do Festival Sabores do Nordeste

Aracaju vai receber, na quarta e quinta-feira (25 e 26), no Senac Bristô Cacique Chá, …

WhatsApp chat