sábado, 20/04/2024
Tia Ruth: "se minhas crianças passaram por isso e suportaram, eu também vou aprender a suportar” Foto: Avosos

Morre aos 89, Tia Ruth, fundadora da Avosos

Compartilhe:

Morreu hoje, 13, aos 89 anos, vítima de câncer no estômago, a fundadora da Associação dos Voluntários da Oncologia em Sergipe (Avosos), Maria Ruth Winne Cardoso, conhecida como Tia Ruth. Ao saber que estava com a doença, ela cunhou uma frase marcante: “se minhas crianças passaram por isso e suportaram, eu também vou aprender a suportar”.  O velório começa logo mais às 13h30, na sede da Avosos e o corpo será cremado em Salvador. Natural de Salvador, Tia Ruth deixa três filhos, sete netos e uma bisneta.

A história de Tia Ruth começou numa quarta-feira de 1982 na Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia. Ela morava perto ao hospital e resolveu dedicar parte de seu tempo na ajuda ao próximo. Tia Ruth passou a realizar constantes visitas aos pacientes internados no hospital e a ala de oncologia foi a que mais mexeu com seus sentimentos.

Tia Ruth começou então a atuar neste setor, levando agasalhos, lanches e palavras de conforto e carinho. Desde então, alguns amigos forneceram, e fornecem, ajuda preciosa para que esta missão possa ser levada adiante. E quanto mais se trabalha em prol do próximo, mais necessidades são observadas.

Os olhos atentos de Maria Ruth Wynne Cardoso viram mãezinhas, crianças e adolescentes do interior do Estado, e também de Estados vizinhos, dormindo em condições precárias, esperando um leito, passando fome, frio, nas calçadas do hospital esperando um transporte. Tia Ruth abriu as portas de sua casa para estas pessoas, que funcionou informalmente como a primeira casa de apoio do que se chamaria mais tarde de Avosos.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de …

WhatsApp chat