domingo, 20/01/2019
Início » Editorias » Negócios » Mais de 28 mil CNPJs poderão ser declarados inaptos
Duplichaves
Receita alerta contribuintes

Mais de 28 mil CNPJs poderão ser declarados inaptos

Share Button

Cerca de 28.399 inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) serão declarados inaptos pela Receita Federal  em Sergipe por não entregarem as escriturações e declarações nos últimos cinco anos, especialmente as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).  Eles têm até maio de 2019 para acertar as contas com a Receita e evitar problemas maiores.

Se forem declaradas inaptas,  contribuinte vai enfrentar problemas como: o impedimento de participar de novas inscrições, a possibilidade de baixa de ofício da inscrição, a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais (art. 45), a nulidade de documentos fiscais e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança.

O contribuinte pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no serviço “Certidões e Situação Fiscal” e para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, caso haja omissões, deverá entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas relativas aos últimos 5 anos.

Caso permaneça inapto, o contribuinte terá sua inscrição baixada assim que cumprido o prazo necessário para esta providência e as eventuais obrigações tributárias não cumpridas serão exigidos dos responsáveis tributários da pessoa jurídica.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Custo da construção civil aumentou 0,4% em Sergipe

O custo da construção, medido por metro quadrado (m²), em Sergipe, no mês de dezembro …