domingo, 20/01/2019
Início » Editorias » Cultura » Fundap comemora o dia Nacional do Forró
Duplichaves

Fundap comemora o dia Nacional do Forró

Share Button

A Fundação Aperipê comemora nesse 13 de dezembro, o Dia Nacional do Forró. A data que foi instituída através de Lei sancionada em 2005 homenageia o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A história do maior sanfoneiro do Brasil e suas riquezas musicais tem tudo haver com a cultura do forró que existe no estado de Sergipe, onde o ritmo que tem como carro chefe a Sanfona embala não só os festejos juninos, mas também as festas durante o ano inteiro, na capital e no interior.

A Aperipê TV exibe, semanalmente, o programa Nossa Terra Nossa Gente, comandado pelo apresentador, Zito Costa, que traz talentos já consagrados e abre espaço aos novos artistas, consagrando, ainda mais, o forró como ritmo fundamental. Já a Rádio Aperipê tem diversos programas que fazem questão de manter o forró em sua programação, uma vez que o estado é um exportador de talentosos artistas com carreiras firmadas através desse ritmo. Um dos maiores exemplos é o programa Nação Nordestina onde o apresentador Paulo Corrêa recebe ao vivo nas manhãs de domingo, uma seleção de artistas que podem desfrutar do espaço para apresentarem suas obras e fazer a interação com os ouvintes. É um verdadeiro celeiro dos forrozeiros sergipanos.

Além dos programas já citado, outros como: Forró no Asfalto; No Pé da Serra; Puxe o Fole; A Voz do Nordeste; Violas da Nossa Terra; Sertanejando e Rancho Alegre animam os sergipanos amantes do forró, dando densidade à cultura local.

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, do estudioso, Câmara Cascudo, o forró -baile animado em que se dança ao som de ritmos nordestinos, festa popular com música animada – é a redução do vocábulo “forrobodó”. Contudo, há uma versão popular de que o nome teria vindo da leitura estropiada da expressão inglesa “for all”.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Inep divulga resultado do Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis na internet, na Página do …