terça-feira, 17/09/2019
Início » Editorias » Cidades » Festa para os 35 anos do Projeto Tamar
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
O Oceanário de Aracaju fica na orla da Atalaia Foto: Projeto Tamar

Festa para os 35 anos do Projeto Tamar

Compartilhe:
CARICATURAS DE MILTON NASCIMENTO
Caricatura de Milton Nascimento

Para comemorar seus 35 anos, o Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, há mais de  três décadas, programou dois dias de festa repletos de atrações no Oceanário de Aracaju, em Sergipe, onde o projeto marca presença no estado. A programação inclui, nos dias 26 e 27 de agosto, soltura de filhotes de tartaruga marinha, apresentação de grupos folclóricos, teatro  e show do cantor Milton Nascimento com o Dudu Lima Trio.

No dia 26, as atividades comemorativas, todas gratuitas, têm início às 16h com a soltura de filhotes de tartaruga na Praia da Atalaia, onde fica localizado o Oceanário de Aracaju. Em seguida, trajando anáguas sobrepostas e cantarolando ao som de triângulo, acordeom e bombo, entra em cena, com movimentos retorcidos, o grupo folclórico sergipano Parafusos, formado apenas por homens que rememoram escravos negros fugitivos que roubavam anáguas das sinhazinhas e decantavam a liberdade, apavorando os habitantes das casas-grandes que os tomavam por assombrações.

Junta-se à festa outro grupo folclórico local, o São Gonçalo, em que trabalhadores rurais, todos homens, vestem-se de mulher, com exceção do protagonista. Com movimentos afro e danças que combinam sedução e religiosidade, eles contam a lenda do marinheiro São Gonçalo do Amarante, que teria tirado muitas mulheres da prostituição por meio da música alegre que fazia com sua viola. O Grupo Imbuaça de teatro de rua completa a festa, apresentando ao público um espetáculo que combina música, dança e literatura de cordel.

O dia será encerrado com o tradicional Barco de Fogo, alegoria pirotécnica típica sergipana que consiste em um barco de papel colorido recheado com pólvora que cruza o céu soltando fogo, em alta velocidade, sobre um cabo de aço distendido bem no alto, preso a dois pedaços de madeira.

Por fim, no dia 27, também no Oceanário, com ingressos vendidos no local a R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), o grupo Coutto Orchestra, que funde a cultura dj com maracatu de brejão, taieira e forró em um caldeirão sonoro, apresenta-se a partir das 20 horas  introduzindo o grande show da noite, que traz o cantor Milton Nascimento acompanhado pelo Dudu Lima Trio. No repertório, a canção “Tamarear”, que faz alusão às belezas da fauna marinha e à necessidade de preservá-las.

 

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

LBV oferece emprego de educador social em Aracaju

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Aracaju está …

WhatsApp chat