sexta-feira, 25/05/2018
Início » Editorias » Cultura » Família sergipana redescobre Portugal
Igreja da Misericórdia, um dos pontos turísticos de Viseu Foto: ARTP Centro de Portugal

Família sergipana redescobre Portugal

Share Button

Passados mais de 500 anos da descoberta do Brasil pelos portugueses, agora chegou a vez dos brasileiros descobrirem Portugal para morar e estudar. São quase meio milhão de pessoas de todos os cantos do Brasil, que representam 25% dos imigrantes. E entre eles, está a família do aposentado Flávio Guimarães que trocou Aracaju pelas terras de além mar. Ele, a mulher e um filho estão em Viseu, enquanto que a filha mais velha, Manuela, estuda na Universidade de Algarve, em Faro.

Manuela conta que para ingressar na universidade em Portugal foi apenas necessária a nota de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a qual obteve 826.1 pontos, pois o curso de Gestão é da área de matemática. Há três diferentes fases para ingressar em qualquer universidade em Portugal.

Vista interna da Universidade do Algarve

“Na minha atual universidade, a do Algarve, para estudantes estrangeiros, a primeira fase de ingresso é em janeiro, na qual eu me inscrevi pois há mais chances de ganhar bolsas de desconto na anuidade. Para se inscrever é muito fácil. É necessário apenas enviar os dados pedidos, mais a nota exigida do Enem e 50 euros de taxa de inscrição. O meu resultado saiu no dia 13 de fevereiro do ano passado, para ingressar no ano 2017/2018.

“A maioria dos cursos em Portugal dura três anos de formação, assim como o meu. Entretanto, não pretendo passar apenas esse período. Se possível, não voltar mais ao Brasil para morar. Já me adaptei a viver em Portugal em relação a tudo. Aqui há também muitos brasileiros, os quais possuo uma convivência quase constante, inclusive moro com uma. Tenho até duas amigas de Sergipe aqui em Faro”, contou.

As candidaturas para o ano letivo de 2018/2019  na Universidade de Algarve são realizadas online.

  • 1ª Fase de apresentação de candidaturas de:  04 de dezembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018 (a decorrer)
  • 2ª Fase de apresentação de candidaturas de: 05 a 29 de março de 2018 
  • 3ª Fase de apresentação de candidaturas de: 07 de maio de 2018 a 08 de junho de 2018 

Enquanto Manuela estuda em Faro, Flávio Guimarães segue em Viseu com a mulher Shirley e filho menor Pedrinho (já estudando).  Flávio é apaixonado por vinhos e quer apenas curtir a vida e aproveitar a qualidade que o país oferece. Poliglota, ele vai continuar dando aulas de língua estrangeira on line (confira o site dele: https://www.justone-e.com/?lang=pt) e, claro buscar alunos em Portugal e em outras partes da Europa.

Universidades – Para que brasileiros pudessem ir estudar na terra de Pedro Álvares Cabral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (Ipmai), de Portugal, para que estudantes brasileiros possam usar as notas do Enem como critério de ingresso na instituição. Com isso, já são 27 as instituições de ensino superior portuguesas que aceitam o Enem.

As instituições portuguesas que usam o exame podem definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.

O primeiro convênio interinstitucional foi firmado em 2014, com a Universidade de Coimbra. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

O Inep já tem 27 convênios com as seguintes instituições portuguesas:

Universidade de Coimbra

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Coimbra

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Guarda

Universidade de Lisboa

Universidade do Porto

Universidade da Madeira

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Santarém

Universidade dos Açores

Universidade da Beira Interior

Universidade do Minho

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Instituto Politécnico de Setúbal

Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Universidade Lusófona do Porto

Universidade Portucalense

Instituto Universitário da Maia (Ismai)

Instituto Politécnico da Maia (Ipmai)

 

Link relacionado:

UFS promove Jornada entre Portugal e Brasil

 

 

 

 

 

Share Button
WWebsites

Leia Também

Secretaria de Cultura abre edital para concursos de quadrilhas

De hoje, 21, até o dia 01 de junho, o Governo do Estado, por meio …