domingo, 24/03/2019
Início » Editorias » Cidades » Energisa disputa Prêmio Aberje Brasil
Duplichaves
Personagem Zé da Luz , da Energisa, orienta crianças em Aracaju

Energisa disputa Prêmio Aberje Brasil

Publicado em 22 de outubro de 2015, 20:18

A Energisa concorre amanhã, 23, em São Paulo, com o Programa Zé da Luz, ao prêmio nacional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, disputando com outras  três empresas.  A Energisa venceu a etapa regional do prêmio e nesta sexta, fará a apresentação oral e a defesa de seus trabalhos em audiência pública na presença da comissão julgadora do Prêmio Aberje Brasil. Os vencedores serão divulgados na cerimônia de premiação, a ser realizada no dia 26 de novembro.

Para o gerente de Comunicação e Marketing da Energisa Sergipe, Marcelo Medina, “não ter pessoas acidentadas com energia elétrica é o maior prêmio para a Energisa. Entretanto ficamos muito satisfeitos em saber de mais um reconhecimento público de um trabalho que colabora com a preservação da vida. O Programa Zé da Luz na Escola, após dez anos de atuação acumula prêmios, sem deixar de lado o mais importante, que é o trabalho constante de conscientização de crianças e adolescentes sobre os riscos de se soltar pipa próximo às redes elétricas”.

Essa declaração  de  Marcelo traduz a grande satisfação da empresa pela conquista na etapa regional do Prêmio Aberje 2015, na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais, com o case Zé da Luz na Escola.

 Na audiência de amanhã, concorrem ao prêmio nacional na mesma categoria da Energisa Sergipe as seguintes empresas:

REGIÃO EMPRESA PROJETO
ES/RJ Gás Natural Fenosa Dias Novos Virão
MG/CO Fiat Chrysler Automobiles Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade – A comunicação estratégica potencializando os resultados para a marca
N/N Energisa Sergipe Zé da Luz na Escola
SUL New Holland Agriculture A Imagem Ampliada do Campo

Sobre o Prêmio Aberje

O objetivo do Prêmio Aberje, que chega à sua 41ª Edição, é reconhecer as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira com transparência e credibilidade, de forma a marcar a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais.

Foi eleito pelos diretores de comunicação das principais empresas do país, na pesquisa Mapa da Comunicação Brasileira 2013, o mais importante prêmio setorial. Ao todo, são 18 categorias e quatro etapas de avaliação – Triagem, Etapa de Premiação Regional, Audiência Pública Brasil e Cerimônia Final.

Sobre o Zé da Luz na Escola

Criado em abril de 2005, o Projeto – composto por palestra, peça de teatro e entrega de Cartilha – já percorreu 250 escolas, beneficiando um público de mais de 70 mil pessoas, em cerca de 540 apresentações.

O principal objetivo com a criação do Programa foi reduzir ou mitigar as interferências de pipas na rede elétrica, através da conscientização sobre os riscos de se soltar pipa na rua, e orientar sobre cuidados com energia elétrica (evitar colocar dedo na tomada, subir em postes, entrar em subestações etc).

Além disso, ao longo dos anos, houve a inserção de temas socioambientais como prevenção ao uso de drogas, combate à proliferação do mosquito da dengue, orientações sobre coleta seletiva, uso racional de água e energia e reaproveitamento de materiais recicláveis para confecção de brinquedos.

A escolha do público foi direcionada com base na idade média de crianças e adolescentes que soltam pipa e nos relatórios que demonstram as localidades onde acontecem mais interferências de terceiros na rede elétrica.

Um elemento bastante significativo do ponto de vista de relação comunicativa é a personagem Zé da Luz, mascote da Energisa. É uma lâmpada (inicialmente, era incandescente, depois passou a ser uma lâmpada compacta eficiente) personificada, que anda, fala e interage com o público. O Zé da Luz carrega consigo os valores da Energisa e é responsável por divulgar as orientações necessárias que permeiam o conceito do Programa.

A rigor, os assuntos são:

  • Risco de choque e de acidentes com veículos e de corte no pescoço de transeuntes ao se soltar pipa na rua;
  • Risco de choque ao se atirar objetos na rede elétrica
  • Risco de choque ao se colocar o dedo ou objetos na tomada;
  • Risco de choque e queda ao se subir em poste;
  • Risco de choque ao se entrar em subestação;
  • Prejuízos à população causados pela interferência de objetos arremessados na rede elétrica;
  • Orientação sobre fraudes de energia;
  • Prevenção ao uso de drogas;
  • Combate ao mosquito da dengue;
  • Orientações sobre ações de preservação do meio ambiente;
  • Orientações sobre uso racional de água e de energia;
  • Reaproveitamento de materiais para confecção de brinquedos

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Leia Também

Empresários paranaenses querem investir em Sergipe

Um grupo de 10 empresários de Londrina, no Paraná, de diversos segmentos, como telemarketing, construção …