segunda-feira, 18/02/2019
Início » Literatura » Edise lança o livro “Ranulfo Prata – vida e obra”
Duplichaves
Gilfrancisco Santos: O livro é uma homenagem, uma dívida que temos com Ranulfo

Edise lança o livro “Ranulfo Prata – vida e obra”

Publicado em 7 de fevereiro de 2019, 09:11

Logo mais às 19 horas, a Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) lança o livro “Ranulfo Prata – vida e obra”, organizada pelo escritor e jornalista, Gilfrancisco Santos. O evento será na Biblioteca Ranulpho Prata, da Faculdade de Ciências de Saúde de Barreto Dr. Paulo Prata, em Barretos, São Paulo.

A obra conta a trajetória de vida de um dos mais importantes escritores do país, o sergipano Ranulfo Prata, médico, contista e romancista. Ele  nasceu no dia 04 de maio de 1896, na cidade de Lagarto, Sergipe.

Vida acadêmica

Capa do livro

Entrou na Faculdade de Medicina de Salvador, Bahia, onde deu início a sua vida acadêmica e apresentou os primeiros interesses em literatura quando escreveu o conto ‘O tropeiro’, que foi publicado no Jornal A Tarde, de Salvador. A obra trouxe reconhecimento ao seu nome no campo literário e acadêmico quando, em 1926, conquistou o prêmio de melhor romancista no concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras, com o conto ‘O lírio na torrente’.

Depois de passados quatro anos de graduação em Salvador foi morar no Rio de Janeiro para concluir o curso em 1920 na Faculdade de Medicina da Universidade daquela cidade. Casou-se com a professora Maria da Gloria Brandão Prata e teve o seu primeiro filho, Paulo. No ano de 1924, decidiu se mudar para a cidade de Santos, São Paulo,  onde o casal se radicou e  onde até hoje estão os seus descendentes.

Gilfrancisco Santos, organizador da obra, relata que a escolha do tema se deu quando chegou a Aracaju para coordenar o curso de Letras, da Universidade Tiradentes, e resolveu reunir uma lista de escritores para embasar suas aulas. Durante as pesquisas, notou sua familiarização com a história de Ranulfo Prata e decidiu embarcar nesse tema. “O livro é uma homenagem, uma dívida que temos com Ranulfo”, ressalta.

O presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, Ricardo Roriz, explica como a publicação dessa obra é especial: “Todos os amantes da literatura conhecem Ranulfo Prata e suas obras, sabe da importância que ele teve não só para o mundo literário, mas também para o campo da saúde. E é a história de mais um sergipano que ganhou o respeito nacional”, e completa: “me orgulha saber que nossa Editora levará mais essa obra para as mãos e prateleiras dos leitores, em especial a família do homenageado”.

Para àqueles que, depois da leitura desse livro bibliográfico, tenham o interesse de conhecer todas as publicações do autor Ranulfo Prata, registramos outras obras escritas por ele: ‘O Triunfo – 1918’, ‘Dentro da Vida – 1922’, ‘Lampião – 1934’, ‘Navios Iluminados – 1937’ e o conto ‘A longa estrada – 1925’.

Sobre o autor

Gilberto Francisco dos Santos, mais conhecido como Gilfrancisco, nasceu em 27 de maio de 1952 em Salvador. É professor, jornalista e escritor com vários livros publicados, possui graduação em Licenciatura – Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1991).

Especialização em Educação Tecnológica. Possui mais de 600 artigos publicados em jornais, revistas e periódicos.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Hispano-americana e Russa.

Começou como jornalista, trabalhando nas sucursais dos jornais Movimento, Em Tempo e Voz da Unidade no início dos anos de 1960, época em que participou das atividades culturais no Estado, produzindo vários shows musicais, passando a integrar o Grupo Experimental de Cinema da Universidade Federal da Bahia.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Aquilo que as cartas não te contam

Romances que começam aleatoriamente são os melhores da nossa vida né? Quando você menos espera, …