quinta-feira, 25/04/2024
Sergipanos comemoram a derrota da presidente Dilma na Câmara dos Deputados

Dilma é derrotada na Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Depois de seis horas acompanhando a votação (367 a favor do impeachment, 137 contra, sete abstenções e duas ausências) que definiu pela continuidade do processo impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, os manifestantes que estavam no bairro 13 de Julho, na zona sul de Aracaju, vibraram, gritaram “Tchau querida” e cantaram o Hino Nacional.   As comemorações começaram, na verdade, quando o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) deu 342º voto decisivo, às 23h07min.

Enquanto havia festa na 13 de Julho, na orla da Atalaia, onde estavam concentrados dirigentes de movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), os integrantes da Frente Brasil Popular lamentaram a derrota de Dilma e  anunciaram que já está marcada para essa segunda-feira, às 15 horas, uma reunião na sede da CUT para avaliar os acontecimentos e como irão acompanhar a próxima fase no Senado.

O diretor da CUT em Sergipe, Roberto Silva, disse que o movimento sindical é contra o projeto de ataque a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a desvinculação dos recursos para as pastas da saúde e educação, que vão acontecer caso Temer assuma a presidência. “Esse projeto do vice-presidente Michel  Temer  e Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, é de ataque aos trabalhadores e ao fim das conquistas sociais”, lamentou Roberto Silva.

Tadeu Brito, da Frente Brasil Popular, disse que o grupo não defende um partido, mas a democracia.  “Hoje nós viemos mostrar a capacidade de resistência que temos. Criamos a Frente com o apoio dos artistas sergipanos e jovens que acreditam e apoiam que a democracia seja respeitada”, disse.

Ao todo, foram 18 apresentações de cantores e poetas que se revezaram num palco armado na praia.  À noite, enquanto a maioria dos deputados federais votava a favor do impeachment, as pessoas começavam a deixar a Orla da Atalaia.

Vaias – A votação dos oito deputados federais por Sergipe foi acompanhada com atenção pelos favoráveis ao impeachment.   Mas na orla da Atalaia,  havia shows e poucos davam atenção ao telão, principalmente no final da votação, quando Dilma já estava derrotada.

Os  parlamentares que votaram contra o impeachment – João Daniel Samariva, PT, e Fábio Mitidieri, PSD – receberam vaias, enquanto que André Moura, PSC; Fábio Reis, PMDB; Jony Marcos, PRB; Laércio Oliveira, do Solidariedade; Valadares Filho, PSB; e Adelson Barreto, PRB, que votaram pelo sim, foram aplaudidos.

O advogado Antônio Sampaio, favorável ao impeachment, disse que “a presidente Dilma roubou e a da maneira que ela procedeu era da ter fechado o Congresso”, ao se referir às pedaladas fiscais. Ele acredita que o processo no Senado vai afastar a presidente por 180 dias e depois tirá-la definitivamente do poder.

Mesmo interessado no desfecho da votação na Câmara Federal, o vendedor ambulante Wilson Lima de Jesus, reclamava das vendas de água mineral, refrigerante e cerveja, na orla da Atalaia. “Eu sempre vou onde tem gente, mas aqui está muito ruim. Não estou conseguindo nada e vou embora”, disse.

Na 13 de Julho, o vendedor de cachorro quente, Jonas Souza Medeiros, não se queixou tanto quanto o colega da Atalaia. “Como já trabalho aqui há muito tempo, percebo que minhas vendas aumentaram um pouco. Mas nada de muito relevante. O importante mesmo é esperar para saber qual será o futuro do Brasil. Estamos todos na era da incerteza”, sentenciou Medeiros.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat