domingo, 16/12/2018
Início » Literatura » Wenderson Wanzeller » Deputados, salvem as indústrias de SE
Duplichaves

Deputados, salvem as indústrias de SE

Share Button

O Governo de Sergipe encaminhou para Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei número 30/2015, que visa majorar, de 17% para 25%, o imposto sobre o consumo de energia elétrica das indústrias.

Isso é uma covardia com os industriais. Uma covardia com os operários. E é uma nítida demonstração de como o Governo vai enfrentar a atual crise: aumentando impostos.

Se os deputados aprovarem esta Lei, poderão endossar, sem dó nem piedade, o pedido de concordata de várias indústrias sergipanas.

Segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), a indústria têxtil já teve uma queda de 40% na produção; a construção civil, queda de 30%; cerâmica, 40%; e o açúcar, queda de 24,7% nas exportações.

E qual o reflexo disso tudo?
DESEMPREGO

Somente de janeiro a maio de 2015, 1.442 pessoas foram demitidas. E no comércio os números são ainda piores. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio SE), 6.051pessoas perderam os empregos. Ou seja, já se vão 7.500 desempregados em apenas 5 meses.

E essa elevação do imposto não vai se limitar a novas demissões e concordatas. Sergipe também vai perder a atratividade para novos investimentos e a competitividade em relação a outros estados nordestinos que permanecerão com a alíquota de 17%.

Portanto, Srs. deputados, não endossem esse covarde pedido de concordata das indústrias sergipanas. Se o Governo que sair da crise, que ele aprenda, primeiro, a cortar na própria carne.

Share Button
WWebsites

Sobre Wenderson Wanzeller

Wenderson Wanzeller
Wenderson Wanzeller é jornalista, atuário, apresentador de TV, radialista e ator. Especialista em finanças, Wanzeller também mantém o site www.doutorgrana.com.br.

Leia Também

O que é e como funciona o credit score?

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das perguntas mais recorrentes que recebo. A formulação do score é algo bem complexo, contudo, o entendimento é bastante simples. Assista ao vídeo e saiba por quê.