terça-feira, 25/09/2018
Início » Editorias » Cidades » Confirmado terceiro caso de sarampo em Sergipe
Duplichaves
A confirmação do caso não surpreendeu Mércia Feitiosa

Confirmado terceiro caso de sarampo em Sergipe

Share Button

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o terceiro caso de sarampo em Sergipe neste ano de 2018. A comprovação não surpreendeu a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, que já esperava por este resultado, pois havia relação entre os casos e vínculo epidemiológico por parte de uma das pessoas.

A confirmação chegou à SES nesta terça-feira, 11, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mércia Feitosa destaca que não são casos novos. “Não temos nenhuma nova notificação. Estes dois casos já estavam em análise na Fiocruz e para os quais nós pedimos prioridade justamente porque acreditávamos que o resultado seria positivo”, disse ela, informando que outros 18 estão em processamento na Fundação Oswaldo Cruz para cumprir o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, embora tenham apresentado resultado negativo pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

Segundo a diretora, a Secretaria de Estado da Saúde está atenta em relação ao sarampo e tomando as medidas necessárias para conter o vírus no Estado. Na semana passada, a diretoria reuniu os coordenadores da área para orientá-los sobre o fortalecimento da vigilância ao sarampo e emitiu nota técnica para a Rede Hospitalar e Atenção Primária, sensibilizando os profissionais de saúde para reconhecerem os possíveis casos suspeitos da doença.

“Em casos suspeitos de sarampo também orientamos os municípios a procederem imediata notificação, bem como o bloqueio vacinal e a realização de exames de sangue, urina e orofaringe nas pessoas”, explicou Mércia Feitosa, responsável pela condução da Política de Vigilância em Saúde no Estado de Sergipe.

Share Button
WWebsites

Leia Também

TV Bandeirantes terá programação de Sergipe

Os jornalistas sergipanos estão se mobilizando para ter mais um espaço para o trabalho: a …