quinta-feira, 19/09/2019
Início » Editorias » Cidades » Clodoaldo e Billy podem ter planejado fuga
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Presídio Senador Leite Neto é superlotado

Clodoaldo e Billy podem ter planejado fuga

Compartilhe:

A fuga em massa de 20 internos do Presídio Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, ocorrida na sexta-feira, pode ter sido planejada pelos presidiários Clodoaldo Rodrigues Bezerra e Alessandro de Souza Cavalcante, o Billy, e outros comparsas.   Essa é a suspeita que circula entre os agentes penitenciários que, no final da tarde de ontem, participaram do sepultamento do colega Antônio Nascimento Nogueira, 49, morto a tiros durante a fuga.   Clodoaldo e Billy foram condenados pelo atentado ao desembargador Luiz Mendonça, em 2010, na época, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e atualmente presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Clodoaldo também tomou parte no atentado a Luiz Mendonça
Clodoaldo  tomou parte no atentado a Luiz Mendonça

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Edilson Souza, participou do enterro de Antônio Nogueira, e disse que neste domingo, 23, às 9 horas da manhã, eles farão uma assembleia para definir quais medidas de segurança tomarão, em virtude do episódio da sexta-feira.   Ele reclama da superlotação no sistema prisional de Sergipe e assegura que a categoria precisa tomar uma atitude diante do grave problema.

Por conta da fuga no Presídio Senador Leite Neto, os agentes penitenciários resolveram suspender as visita neste sábado em todas as unidades do estado, por questões de segurança. No Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), os presos se revoltaram, bateram nas grades e até um vídeo gravado em um telefone celular foi postado nas redes sociais. Do lado de fora do Copemcan, em São Cristóvão, os familiares reclamaram da medida.

O secretário de Justiça e Cidadania, Antônio Hora Filho, não descarta a possibilidade de mandar alguns internos considerados de alta periculosidade, para um presídio federal. O mais próximo de Aracaju é o de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN).  Quanto a possiblidade de a fuga ter sido planejada pelos dois internos que participaram do atentado ao desembargador Luiz Mendonça, Hora prefere aguardar as investigações sobre o assunto.

Para o secretário, o episódio em Nossa Senhora da Glória o surpreendeu. Ele reconheceu que há superlotação no sistema prisional e não teceu maiores comentários a respeito da atitude tomada pelos agentes em suspender a visita neste sábado.  O Presídio Senador Leite Neto tem capacidade para 177 internos, mas abrigava cerca de 400 (números antes da fuga).

Billy foi condenado pelo atentado ao desembargador Luiz Mendonça
Billy também tentou matar o desembargador

Desde a noite da sexta-feira, que cerca de 100 policiais militares de diversos batalhões estão procurando os fugitivos.  Dos que escaparam, somente Jorge Valbert Martiliano dos Santos, 27 anos, vulgo “Pequeno”, voltou para cadeia, porque, como estava baleado, se apresentou na delegacia de Feira Nova, com a esposa e o advogado,

O comandante do policiamento do interior, coronel Eliezel Rodrigues, disse que as buscas continuam em toda região de Glória, com o objetivo de prender os fugitivos. Participam da operação, policiais do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati), Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque. Os batalhões de policiamento do interior, assim como policiais que atuam na divisa com outros estados estão em alerta.

Pela porta – O agente penitenciário Antônio Brasiliano Costa, que foi baleado mas está fora de perigo e já recebeu alta, contou que na noite da sexta-feira, um dos presos simulou que estava doente e pediu ajuda. Quando um deles foi ver o que acontecia e abriu a cela, os outros renderam o agente. Houve troca de tiros, alguns recuaram, mas 20 conseguiram fugir.

Eles saíram pela porta da frente e um grupo pegou um Corsa prata, enquanto10 deles foram até o posto médico e furtaram a ambulância, mas nas proximidades do povoado Sucupira, que liga Nossa Senhora das Dores a Feira Nova, eles capotaram o carro e se embrenharam pela mata. Quanto ao Corsa, foi abandonado e os presidiários continuam foragidos.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

LBV oferece emprego de educador social em Aracaju

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Aracaju está …

WhatsApp chat