terça-feira, 19/02/2019
Início » Editorias » Cidades » Chuvas na capital continuam até dia 21, diz meteorologista
Duplichaves
Mantenha o guarda-chuva e sombrinha nas mãos.

Chuvas na capital continuam até dia 21, diz meteorologista

Publicado em 5 de setembro de 2017, 12:09

A estação inverno só se despede de 2017 no próximo dia 21 de setembro. Até lá, antes de abrir as portas para a primavera, de acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o tempo deve permanecer instável, com possibilidades de chuvas intensas ou intercaladas em todas as regiões e com volumes de até 120 milímetros (mm), finalizando o período com o melhor superávit pluviométrico dos últimos seis anos.

E essa instabilidade ganhou força no início da noite do último domingo, 03, e adentrou a segunda-feira com chuvas e ventos fortes em todas as regiões, conforme explica o coordenador do Centro de Meteorologia, Overland Amaral. “É uma circulação típica da estação inverno que ainda predominará até o dia 21 de setembro. Nós temos sempre essa circulação com escoamento de instabilidade, trazida pelo mar e adentrando o estado. Neste cenário, as chuvas devem continuar pelos próximos dias. São circulações típicas do inverno”.

Na  noite da segunda-feira e madrugada desta terça, 5, choveu bastante. Hoje pela manhã, também, houve chuva. E, segundo Overland, até quarta-feira, 06, as chuvas serão contínuas e, posteriormente, intercaladas.”Só retornarão na semana seguinte, com essas mesmas condições de escoamento que aparecem hoje”.

O inverno mais rigoroso decorre, segundo Overland, da situação de neutralidade dos fenômenos La Niña e El Niño. “Vamos entrar num ciclo de, pelo menos, cinco anos com essa normalidade. Quando o fenômeno El Niño está ativo, nós temos um bloqueio dessa situação de chuva e, agora, o El Niño não existe, está neutro, e neutralidade significa que a circulação climatológica da América do Sul será normalizada. Portanto, nós teremos climas com chuvas acima da média nos próximos anos também, com variações, é claro, dentro do padrão da nossa região”, explicou.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Getam recupera ônibus roubado em Feira de Santana

Policiais do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam),da Polícia Militar de Sergipe,  recuperou um ônibus …