sexta-feira, 15/02/2019
Início » Editorias » Cidades » Boquim ganha prêmio do Sebrae
Duplichaves
Projeto Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis de Boquim

Boquim ganha prêmio do Sebrae

Publicado em 27 de abril de 2016, 20:22

O município de Boquim foi um dos três vencedores estaduais da 8ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, cujo resultado foi revelado na manhã da última terça-feira, dia 25, e garante passaporte para a etapa nacional que, segundo o Sebrae, objetiva contemplar “prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, PE, que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município”. Além de Boquim, foram selecionados os municípios de Lagarto e Campo do Brito.

Ao todo, estes três municípios concorreram com mais 15 projetos apresentados por outras 17 unidades municipais sergipanas. Boquim ganhou na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, com o projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis”, que retirou das lixeira municipal uma enorme quantidade de pessoas e as colocou numa cooperativa de reciclagem.

Nela, segundo Verônica Fernandes Passos, superintendente Consórcio Sul e Centro de Saneamento Básico de Sergipe, estão envolvidos diretamente cerca de 15 boquinenses que obtém remuneração média de um salário mínimo mensal. Lagarto sagrou-se vencedor na categoria “Melhor Projeto de Desburocratização e Formalização”, com o “Lagarto Investe”. Já Campo do Brito ficou com “Pequenos Negócios do Campo”, lastreado no projeto “Casas de Farinha Comunitária: Uma alternativa Sustentável que fixou o agricultor a terra”.

“Esta distinção de Boquim e do seu projeto pelo “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” nos deixa a todos nós da gestão municipal muito felizes. Apesar de a premiação trazer o nome “prefeito”, ela é uma distinção que contempla muita gente. E é, também, a prova de que é possível fazer algo de muita importância e de muito significado pela coletividade com projetos simples e funcionais. É o momento que temos para mostrar o que a Prefeitura está fazendo para estimular o empreendedorismo no município. Nos sentimentos confortáveis ao ver que as pessoas do “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” vivem de forma digna, geram renda e são empreendedores. É disso que os municípios e o país precisam”, diz o prefeito Jean Carlos Nascimento, do PSD.

O Sebrae de Sergipe, cujo Conselho Deliberativo é presidido pelo empresário Gilson Figueiredo, levou em conta que “o projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” de Boquim visa favorecer a organização e a sustentabilidade dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da cooperativa, fomentado sua inclusão social, geração de renda e mudanças da qualidade de vida”.

De acordo com o Sebrae, o projeto “desenvolve ações de cidadania, prevenção à saúde, formação continuada e assistência social junto à cooperativa de catadores de materiais recicláveis”. “É exatamente este o objetivo”, concorda a superintendente do Consórcio Verônica Fernandes Passos.

Os três municípios vencedores na etapa estadual sergipana estão automaticamente classificados e inscritos para a disputa nacional juntamente com os vencedores dos demais Estados e do Distrito Federal, cuja premiação será realizada no próximo dia 10 de maio. “Nós entendemos que o alcance social do projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” desenvolvido em Boquim é muito importante e nos permite sonhar com a premiação nacional. Que ela venha”, diz o vice-prefeito de Boquim, Cloves Trindade.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Energisa prevê investimento de R$ 83,7 milhões em Sergipe

A Energisa Sergipe prevê um investimento de R$ 83,7 milhões neste ano na área de …