quinta-feira, 25/04/2024

Bispos de Sergipe e Bahia criticam Reforma da Previdência e corrupção

Compartilhe:

Os bispos de Sergipe e Bahia divulgaram hoje, 16, uma nota criticando a reforma da Previdência que “penaliza os mais pobres e vulneráveis”.  Os religiosos disseram, ainda, o povo brasileiro está angustiado diante do que acontece no país: “caos na saúde, milhões de desempregados, corrupção em vários segmentos, pessoas de duvidosa reputação em postos de comando”.

A nota dos bispos foi elaborada na quarta-feira, durante um encontro Regional Nordeste 3 (NE 3) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Salvador, justamente quando ocorreram, em todo país, manifestações contra a Reforma da Previdência que, na visão dos bispos, “ameaça os direitos sociais adquiridos pela Constituição de 88”.

Diante dos graves problemas que ocorrem no país, tanto morais como econômicos, os bispos iniciam a nota com um versículo do Coríntios: “não nos deixamos abater”. A nota, que segue, na íntegra, é assinada pelos bispos dom João Carlos Petrini, presidente  do NE3 da CNBB; dom João José Costa, vice-presidente do NE3 da CNBB; e dom Gilson Andrade da Silva, secretário do NE3 da CNBB.

NOTA OFICIAL

“Não nos deixamos abater” (2 Cor 4,16).

 Nós, bispos da Bahia e Sergipe, Regional Nordeste 3 (NE 3) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Assembleia, de 13 a 15 de março de 2017, em Salvador, refletimos e rezamos sobre o momento nacional.

 Na convivência de pastores com o nosso povo, percebemos a sua imensa angústia e apreensão diante do que está acontecendo no país: caos na saúde, milhões de desempregados, violência, criminalização dos movimentos sociais, corrupção em vários segmentos, pessoas de duvidosa reputação em postos de comando.

Para culminar, as propostas de reformas do Governo Federal, especialmente a previdenciária, ameaçam os direitos sociais adquiridos pela Constituição Cidadã de 1988, penalizando, sobretudo, os mais pobres e vulneráveis. Compreendemos a necessidade de diversas reformas para aprimorar o Estado Brasileiro, entretanto elas não devem violar direitos adquiridos e os deveres em relação ao bem comum.

Conscientes de que somos chamados a ouvir os clamores dos mais necessitados, manifestamos nosso apoio e solidariedade ao povo, às suas organizações e a todas as entidades que lutam em defesa dos mais pobres. Exortamos os parlamentares a serem sensíveis aos clamores do povo brasileiro.

“Ninguém pode se sentir exonerado da preocupação pelos pobres e pela justiça social” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 202). Conclamamos nossas comunidades cristãs que se unam e não se deixem abater. Na comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, confiantes em sua materna intercessão, pedimos que ela alimente nossos sonhos e sustente nossa esperança.

 Salvador (BA), 15 de março de 2017. Em nome dos bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB.

Dom João Carlos Petrini Presidente do NE3 da CNBB

Dom João José Costa Vice-presidente do NE3 da CNBB

Dom Gilson Andrade da Silva Secretário do NE3 da CNBB

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que corrige a tabela do …

WhatsApp chat