sexta-feira, 22/03/2019
Início » Editorias » Política » Alessandro Vieira compõe três comissões no Senado
Duplichaves
Alessandro Vieira vai propor, novamente, a CPI da Lava-Toga Foto:Pedro França/Agência Senado

Alessandro Vieira compõe três comissões no Senado

Publicado em 14 de fevereiro de 2019, 15:57

O senador Alessandro Vieira (PPS) compõe três comissões importantes do Senado: CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte). A instalação e eleição das 13 comissões permanentes da Casa aconteceram hoje à tarde, 14.

Ele ainda foi indicado como suplente para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), e Comissão de Meio Ambiente (CMA). “A etapa de definição de espaços dentro do Senado foi concluída e teremos boas condições de defender os interesses de Sergipe e as bandeiras de renovação política”, destacou o senador.

Alessandro Vieira foi o mais votado de Sergipe, com mais de 474 mil votos. Vieira desbancou velhos caciques da política sergipana, como o ex-governador Jackson Barreto e Antônio Carlos Valadares, que tentavam o Senado, e o então deputado federal, André Moura, que também sonhava com o Senado. Todas estas três pessoas não têm nenhum cargo eletivo hoje.

Conheça as comissões

As comissões permanentes são as instâncias onde ocorre a etapa inicial da tramitação dos projetos de lei no Senado. Com algumas exceções, todos os projetos de lei passam primeiro por uma ou mais comissões. A principal atribuição das comissões é analisar os projetos e emitir pareceres sobre eles. Como são temáticas, elas podem ter diferentes enfoques sobre cada um, apresentando uma opinião aos demais senadores, que depois se reúnem em Plenário para votar.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) opina sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade dos projetos. A CCJ também analisa o mérito de projetos relacionados ao direito civil, penal, processual e eleitoral, às questões da administração pública e da segurança pública. Cabe à CCJ sabatinar pessoas indicadas a cargos como ministro do STF e procurador-geral da República.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa o aspecto financeiro e tributário dos projetos. Também trata de política econômica, comércio exterior, tributos e empréstimos públicos, e sabatina indicados para presidência e diretorias do Banco Central e para ministros do TCU.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), trata da educação em todos os níveis, além de leis relacionadas à cultura e ao esporte. Também lhe cabe decidir sobre nomes de logradouros públicos e sobre a designação de personalidades como “heróis da pátria”.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Leia Também

Depredação do patrimônio público preocupa Zé Valter

O vereador Zé Valter (PSD) está preocupado com o volume de casos de depredação do …