terça-feira, 16/07/2019
Início » Editorias » Negócios » Aeroporto de Aracaju vai a leilão hoje
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Os voos diretos só começarão em julho e agosto Foto: Márcio Dantas

Aeroporto de Aracaju vai a leilão hoje

Publicado em 15 de março de 2019, 08:58


O aeroporto Santa Maria, de Aracaju, vai a leilão hoje, 15, em São Paulo. Ele integra o bloco Nordeste que inclui os de Recife, Maceió, Alagoas e João Pessoa.  Há, também, os dos municípios de Juazeiro do Norte, no Ceará, e Campina Grande, na Paraíba.

A meta mínima do governo federal é arrecadar com o leilão R$ 2,1 bilhões, que seria o valor da outorga, com a venda dos 12 aeroportos.

A estimativa do governo é que até 12 empresas, com capitais nacional e estrangeiros, participem do processo. Elas poderão apresentar propostas para  o arremate  dos aeroportos,  hoje são administrados pela Infraero.

Ainda está previsto que os futuros concessionários invistam nos próximos 30 anos, R$ 3,5 bilhões em melhorias na capacidade de atendimento dos terminais.

Outros blocos

Além do bloco do Nordeste, serão leiloados no Sudeste, os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio de Janeiro. O terceiro bloco é o do Centro-Oeste, com quatro aeroportos no Mato Grosso: o da capital Cuiabá, e os de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Juntos, os aeroportos que vão a leilão hoje somam 9,5% do mercado doméstico e atendem 20 milhões de passageiros por ano.

Essa é a quinta rodada de concessões de aeroportos, iniciadas em 2011, com o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. A aposta do atual governo é que as concessões podem trazer melhorias na qualidade do serviço com novos investimentos.

O governo deve anunciar também, nesta sexta-feira, concessões de mais 22 aeroportos – a serem realizadas em agosto de 2020. De acordo com o cronograma oficial, a sétima e última rodada de concessões, com mais 21 aeroportos, ocorrerá até o primeiro trimestre de 2022.

Com informações da Agência Brasil

Leia Também

Alpargatas lança a Dupé Times para os apaixonados por futebol

Os apaixonados por futebol, além da camisa e boné do time preferido, agora podem ter …