sábado, 23/03/2019
Início » Editorias » Negócios » Aeroporto de Aracaju vai a leilão hoje
Duplichaves
Aeroporto Santa Maria irá a leilão hoje Foto: Márcio Dantas

Aeroporto de Aracaju vai a leilão hoje

Publicado em 15 de março de 2019, 08:58

O aeroporto Santa Maria, de Aracaju, vai a leilão hoje, 15, em São Paulo. Ele integra o bloco Nordeste que inclui os de Recife, Maceió, Alagoas e João Pessoa.  Há, também, os dos municípios de Juazeiro do Norte, no Ceará, e Campina Grande, na Paraíba.

A meta mínima do governo federal é arrecadar com o leilão R$ 2,1 bilhões, que seria o valor da outorga, com a venda dos 12 aeroportos.

A estimativa do governo é que até 12 empresas, com capitais nacional e estrangeiros, participem do processo. Elas poderão apresentar propostas para  o arremate  dos aeroportos,  hoje são administrados pela Infraero.

Ainda está previsto que os futuros concessionários invistam nos próximos 30 anos, R$ 3,5 bilhões em melhorias na capacidade de atendimento dos terminais.

Outros blocos

Além do bloco do Nordeste, serão leiloados no Sudeste, os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio de Janeiro. O terceiro bloco é o do Centro-Oeste, com quatro aeroportos no Mato Grosso: o da capital Cuiabá, e os de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Juntos, os aeroportos que vão a leilão hoje somam 9,5% do mercado doméstico e atendem 20 milhões de passageiros por ano.

Essa é a quinta rodada de concessões de aeroportos, iniciadas em 2011, com o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. A aposta do atual governo é que as concessões podem trazer melhorias na qualidade do serviço com novos investimentos.

O governo deve anunciar também, nesta sexta-feira, concessões de mais 22 aeroportos – a serem realizadas em agosto de 2020. De acordo com o cronograma oficial, a sétima e última rodada de concessões, com mais 21 aeroportos, ocorrerá até o primeiro trimestre de 2022.

Com informações da Agência Brasil

Leia Também

Empresários paranaenses querem investir em Sergipe

Um grupo de 10 empresários de Londrina, no Paraná, de diversos segmentos, como telemarketing, construção …